○Uso Limitado de Concreto [2]

   No entanto, o concreto ainda é necessário para trilhos de trem e estruturas que exigem resistência, como túneis ou pontes. Dentro da comunidade, as estradas são construídas com concreto minimamente e priorizam paralelepípedos, reduzindo o uso de concreto. Essa abordagem não apenas reduz o uso de concreto, mas também melhora a estética da comunidade. Qualquer uso restante de concreto seria direcionado para taludes ou potencialmente barragens, se necessário.



  Durante a era Meiji do Japão, quando grandes maquinários de construção não estavam disponíveis, foi desenvolvida uma pedra artificial. Esse material foi usado em projetos de grande escala, como construção de portos e canais de irrigação. A pedra artificial era uma mistura de granito decomposto (10 partes) e cal (1 parte). Em áreas sem granito decomposto, argilas adequadas ou solos de cinzas vulcânicas eram ocasionalmente usados.


  Essa pedra artificial tinha a propriedade de solidificar na água. Foi usada para formar uma camada protetora espessa no lado externo de estruturas como taludes e comportas, combinando solo misto com pedras naturais. Nesse processo, cerca de 10 cm de solo misto era colocado entre pedras naturais, evitando o contato direto entre elas. Em seguida, era comprimido de cima para baixo usando ferramentas de compactação como uma haste de compactação, exigindo um trabalho manual significativo.


  Essa pedra artificial também é apreciada por sua capacidade de retornar à natureza. Portanto, se for adequada para construção de estradas em termos de resistência, poderia ser considerada como uma opção.


  Além disso, há um desenvolvimento onde uma mistura de 100 partes de solo, 40 partes de areia, 30 partes de cal hidratada e água são usados para formar paredes em casas.


  Dependendo do tipo de solo, diferentes agentes de endurecimento são usados. O cimento é usado para solos com maior teor de areia, enquanto a cal hidratada (produzida adicionando água à cal virgem) é usada para solos argilosos. Os materiais e proporções misturados variam de acordo com as características do solo, alterando a forma como o solo se solidifica.


  No futuro, se surgirem métodos para solidificar o solo sem usar calcário semelhante ao concreto, isso poderia se tornar uma alternativa. No entanto, atualmente, ao limitar o uso de concreto e fazer a transição de uma sociedade baseada em dinheiro, há potencial para reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono.

コメントを投稿

0 コメント