Tanto em uma nação como em um pequeno grupo dentro dela, pessoas com ego forte governam através do medo.
Devido ao medo de se machucarem, líderes com ego forte estão sempre temerosos de que alguém se rebele contra eles. Isso os leva a considerar como podem vigiar as pessoas. Consequentemente, a liberdade de expressão é perdida, e a vida se torna sufocante. Eventualmente, o governo altera as leis e aqueles que se opõem ao governo são presos.
Tanto em grandes organizações, como um país, quanto em pequenos grupos locais, quando alguém com ego forte assume o papel de líder, a situação da organização se deteriora. Mesmo quando são criticados pelos membros, eles não estão dispostos a abrir mão do poder facilmente. Quando as críticas aumentam e protestos começam a ocorrer, eles sentem-se ameaçados e fogem. Isso pode ser para o exterior ou para um local escondido próximo. Ainda assim, eles mantêm o poder enquanto fogem.
Se um líder movido por seus próprios desejos age de forma corrupta, causando deterioração na situação da organização, surgem pessoas que tentam corrigir a situação. No entanto, esse líder vê essas pessoas como uma ameaça que pode levá-lo ao fracasso e tenta demiti-las.
Líderes com ego forte não hesitam em mentir. Eles fazem declarações que alimentam as expectativas futuras das pessoas ao seu redor, mas acabam não cumprindo essas promessas. Por exemplo, eles afirmam não ter interesse no poder, mas estão dispostos a mudar de posição para manter sua influência, ou prometem várias reformas que acabam sendo apenas uma fachada. Em resumo, eles contam mentiras para lidar com situações momentâneas.
Dentre os líderes com ego forte, há aqueles que possuem habilidades retóricas excepcionais. Além disso, o medo é uma característica marcante do ego forte, e eles são sensíveis às opiniões contrárias ao seu redor. Portanto, quando surgem resistências, eles rapidamente recorrem a mentiras habilidosas para encerrar a situação momentaneamente. Se as pessoas ao seu redor têm baixa capacidade de pensamento crítico e análise, elas podem ser persuadidas por essas mentiras.
Quando indivíduos com ego forte se tornam líderes, eles costumam passar o poder para seus familiares, como seus filhos, ou colocá-los em cargos especiais. Assim, o domínio da mesma família continua ao longo das gerações, causando sofrimento para o povo.
Existem pessoas com habilidades profissionais, inteligentes, proativas, com vozes altas e imponentes, eloquentes, que se destacam, parecem assustadoras quando irritadas, têm uma aparência e vestimenta impressionantes, e têm uma presença imponente. Essas características podem levar naturalmente à escolha de líderes dentro de uma organização. No entanto, antes desses elementos, é necessário avaliar se a pessoa é sincera. Isso determinará se as decisões do líder são boas para todos ou apenas para alguns. Quando um líder sincero e inteligente distribui riquezas, ele considera diversos aspectos e busca uma distribuição justa com base no bem-estar geral. Já um líder inteligente, mas não sincero, distribuirá apenas para beneficiar a si mesmo e aos seus próximos. Quando um líder sincero repreende alguém, é pensando no crescimento da outra pessoa. Já um líder não sincero repreende para se vingar da falta de obediência ou para evitar ser prejudicado no futuro.
0 コメント