Ao praticar conscientemente a mente vazia diariamente, você começará a perceber quando os pensamentos ocupam sua mente. À medida que o tempo de mente vazia aumenta ao longo do dia, o sofrimento gerado pelos pensamentos diminui e a quietude se torna um hábito. Aqueles que têm uma mente inquieta estão acostumados a ter pensamentos constantes. Pessoas com muitos pensamentos negativos podem até desenvolver depressão.
Ao praticar esse método, você perceberá algo importante. Mesmo quando tentamos esvaziar a mente, os pensamentos começam a surgir por conta própria, trazendo memórias passadas ou despertando sentimentos de raiva, tristeza e outras emoções. Isso pode incluir memórias antigas, traumas emocionais e sentimentos de inferioridade que nem mesmo estamos conscientes. Aqueles que não entendem essa tendência dos pensamentos são dominados por eles e sofrem ao serem arrastados por essas emoções. No entanto, se você souber que esses pensamentos são temporários e que eles cessarão quando você esvaziar a mente, eventualmente você poderá permanecer em um estado tranquilo, silencioso e sereno. No entanto, em casos de raiva intensa ou ansiedade, pode levar tempo até se acalmar.
O que podemos entender aqui é que quando estamos em um estado de mente vazia, nosso coração se torna tranquilo e em paz. A felicidade e a alegria obtidas por meio das conquistas e realizações comuns são temporárias e desaparecem com o tempo, dando lugar a novos desejos e apegos que trazem sofrimento. A felicidade e o sofrimento são dois lados da mesma moeda, alternando-se continuamente. A tranquilidade duradoura só pode ser alcançada quando a mente está vazia, ou seja, quando paramos os pensamentos. Quanto mais a mente é dominada pelos pensamentos e pelos apegos, mais sofrimento é gerado. Observar cuidadosamente esse processo e obter essa percepção tornará mais fácil escapar dos padrões de pensamento que geram sofrimento e que foram incutidos em nossas mentes.
Quando somos crianças na pré-escola, nossa capacidade de pensar não está tão desenvolvida, e nosso ego também é fraco. Temos poucas preocupações e podemos passar o tempo sempre alegres. Mesmo se formos repreendidos ou brigarmos, em dez minutos tudo parece ter voltado ao normal. Por volta dos 10 anos, entramos na segunda fase de crescimento, nosso corpo se desenvolve como o de um adulto, e nosso poder de pensamento aumenta, assim como nosso ego. Consequentemente, as preocupações, o ciúme, a inferioridade, o sofrimento e os conflitos aumentam.
Esvaziar a mente e ficar sem pensamentos pode ser tanto ficar quieto sem fazer nada quanto estar completamente imerso em alguma atividade. Ao esvaziar a mente, a intuição se manifesta e, a partir desse ponto, é só se entregar a ela. O uso do pensamento não é algo ruim; é válido quando precisamos fazer planos ou tomar decisões. No entanto, fora dessas situações, devemos acalmar os pensamentos. Não é necessário mudar nosso ambiente de vida para alcançar a mente vazia. Podemos continuar trabalhando e vivendo nossa vida diária enquanto praticamos.
0 コメント