○Micélio e Impressão 3D [1]

   O bambu serve como material fundamental para os móveis usados dentro das residências, mas também é complementado pelo micélio. Micélio refere-se a células extremamente finas, semelhantes a fios, que são brancas e formam o corpo de fungos, como cogumelos. Em vez de sementes, esses fungos emitem esporos, que germinam e se espalham, formando micélio. Um cogumelo comumente utilizado por seu rápido crescimento de micélio é o cogumelo ostra.



  Quando seca, o micélio fica incrivelmente rígido. Utilizando essa característica, os móveis são fabricados pelo seguinte processo: lascas de bambu, serragem, palha, farelo de arroz ou outros materiais são misturados com micélio e esterilizados em alta pressão a vapor em uma panela de pressão por cerca de 1 hora e 30 minutos. Essa mistura é então colocada em moldes e deixada por 2 semanas a 1 mês, durante as quais o conjunto inteiro fica envolvido em micélio, tornando-se completamente branco. Aquecendo isso a 80 graus Celsius por 45 minutos mata o micélio, fazendo-o secar e solidificar, formando itens como mesas ou cadeiras.


Um exemplo de tijolo de micélio.


  Uma vez solidificado, a serragem e outros materiais aderem para formar tijolos de micélio. Esses tijolos são bastante leves e razoavelmente resistentes, mas podem ser cortados usando ferramentas como um cortador. No entanto, nesse estado, são suscetíveis à água. Inicialmente, flutuam na água, mas depois de ficarem de molho por uma semana, absorvem água e afundam. Portanto, é necessário impermeabilizá-los.


Além disso, a partir de porções finamente fatiadas da superfície branca dos tijolos de micélio, pode-se criar couro de micélio, que já está sendo comercializado como roupas e calçados. Isso também requer impermeabilização.


コメントを投稿

0 コメント