○Geração e Armazenamento de Eletricidade [6]

  Há também a possibilidade de gerar gás, eletricidade e hidrogênio a partir de biomassa. A biomassa inclui excrementos humanos e de animais, resíduos agrícolas como palha e casca de arroz, restos de alimentos e madeira, todos de origem biológica. Por exemplo, em um banheiro doméstico de biogás, o esterco de vaca pode ser usado como matéria-prima. O esterco de vaca contém bactérias metanogênicas que, ao serem misturadas com excrementos humanos, alimentos e ervas daninhas, fermentam e produzem biogás. O principal componente desse gás é 60% de metano e 40% de dióxido de carbono. No entanto, o metano é um dos principais causadores do aquecimento global, o que torna seu uso generalizado problemático em escala global.


  O armazenamento de hidrogênio pode ser feito por compressão em alta pressão, em forma de hidrogênio líquido resfriado a -253°C ou em ligas de hidreto metálico. Para o transporte, são necessárias instalações específicas. Como esses sistemas são grandes e complexos, eles não são uma opção viável.


  Além disso, os painéis solares usados na geração de energia solar contêm substâncias nocivas e seu descarte final implica no enterramento no solo, o que não é um método sustentável.


  A energia geotérmica também não é viável devido ao tempo necessário para a pesquisa, perfuração e construção de gasodutos, além de ser limitada a locais específicos onde pode ser utilizada.




コメントを投稿

0 コメント