As baterias de magnésio, as pequenas hidrelétricas, a geração de energia por correnteza e a energia eólica, conforme descrito até agora, são métodos de geração de energia estáveis e sustentáveis que não emitem dióxido de carbono no processo de geração, contribuindo assim para combater o aquecimento global. Além disso, outros recursos energéticos serão utilizados simultaneamente para diversificar as fontes de energia natural.
Um desses recursos é o uso de aquecedores solares de água a vácuo para produzir água quente a partir do calor solar, a ser utilizada em banhos e cozinhas. Este dispositivo é composto por uma unidade de coleta de calor que concentra a energia do sol e uma unidade de armazenamento de água quente. No Japão, a temperatura da água pode atingir entre 60°C e 90°C no verão e cerca de 40°C no inverno.
Simultaneamente, o uso de painéis solares térmicos também será considerado. Estes painéis aquecem o ar dentro deles a uma temperatura em torno de 50°C, que é então distribuído por dutos, aquecendo toda a casa.
Como esses sistemas utilizam energia térmica do sol, a orientação e o ângulo de instalação dos aquecedores solares e dos painéis térmicos são cruciais. No Japão, a orientação diretamente para o sul é a mais eficaz, garantindo 100% da eficiência, enquanto orientações diretamente para o leste ou oeste ainda podem garantir cerca de 80%. O ângulo ideal para instalação no telhado é de 20 a 30 graus. Esses sistemas podem ser instalados no telhado ou no solo. Se instalados no telhado, a forma do telhado será adaptada para maximizar a área de coleta de calor.
Tanto os aquecedores solares de água quanto os painéis solares térmicos utilizam o calor diretamente, resultando em uma estrutura simples.
0 コメント