- Na Escola Sudbury Valley, existem crianças que se dedicam intensamente à escrita, desenho, cerâmica, culinária, esportes e tocam trompete por quatro horas todos os dias.
- Na Escola Sudbury Valley, não há imposição de leitura para crianças que não sabem ler. Não há incentivos de adultos ou recompensas para estimular a leitura. No entanto, não há casos de dislexia na escola. Nenhum aluno se formou sem saber ler ou escrever adequadamente. Alguns alunos ainda não sabem ler ou escrever aos 8, 10 ou, em casos raros, até mesmo aos 12 anos de idade. No entanto, eles acabam aprendendo a ler e escrever naturalmente e alcançam os alunos que aprenderam mais rápido.
- Na escola, não há separação por idade, e as crianças têm total liberdade. Muitas vezes, as crianças mais jovens ensinam as mais velhas. Quando o progresso de aprendizado varia entre as crianças, elas se ajudam mutuamente. Se não se ajudarem, todo o grupo fica para trás, então elas desenvolvem um espírito de colaboração, sem competição ou disputa de pontos.
- A mistura de idades é benéfica para o aprendizado, pois as explicações das crianças são mais simples e melhores do que as dos adultos. Ao ensinar, elas experimentam a importância de sua própria contribuição e sentem um senso de realização. Também aprendem a organizar problemas e a abordá-los de forma mais direta.
- Um menino de 12 anos escalou o topo de uma grande faia de 23 metros no campus da escola, sem nenhuma restrição imposta. Dependendo da perspectiva, qualquer coisa, como rochas ou riachos, pode parecer uma presença perigosa. O verdadeiro perigo surge quando uma rede de restrições é colocada ao redor das crianças. Fazer da quebra de restrições um desafio supremo acaba negligenciando a segurança. Portanto, na escola, eles decidiram deixar as coisas acontecerem naturalmente e estão dispostos a aceitar um certo nível de perigo. As crianças têm um instinto natural de autopreservação e não se envolvem em comportamentos que possam prejudicá-las.
- O maior acidente ocorrido na Escola Sudbury Valley foi quando uma criança de 8 anos escorregou e machucou o ombro, uma queda simples.
- Em relação aos perigos, apenas a margem do lago é restrita. Lagos e pântanos representam perigos públicos, pois não é possível saber a profundidade apenas olhando a superfície da água. Uma vez que alguém se afoga, não há segunda chance. Portanto, por unanimidade em uma assembleia geral, foi proibido o acesso a essas áreas. No entanto, não há cercas ao redor dos lagos.
- Os adultos da Escola Sudbury Valley não dirigem ou orientam as crianças, não as agrupam nem oferecem vários tipos de ajuda, como em outras escolas. Eles dizem para as crianças fazerem tudo sozinhas. Isso não significa deixar as crianças completamente à deriva, mas sim que a equipe da escola, os pais e os outros membros devem fazer todos os esforços para não interferir no desenvolvimento natural das habilidades das crianças, não direcionando o fluxo de desenvolvimento em uma direção diferente ou colocando obstáculos no caminho.
0 コメント