○Exemplos de Referência na Educação [1]

   A escola referencial para a Aldeia Prout é a Escola Sudbury Valley, localizada em Framingham, Massachusetts, nos Estados Unidos. Essa escola recebe crianças de 4 a 19 anos de idade.


  Algumas características distintas dessa escola são as seguintes:


- Nessa escola, os alunos têm a liberdade de aprender apenas o que desejam aprender.


- A escola atende apenas aos desejos dos alunos. A responsabilidade total pelas atividades individuais das crianças está nas mãos delas mesmas. Elas são incentivadas a assumir a responsabilidade pelos resultados de suas próprias ações, cultivando um senso de responsabilidade pessoal.

- Os fundadores da escola têm o cuidado de não se tornarem uma figura intimidadora para as crianças.

- Não são definidas disciplinas obrigatórias em todos os níveis de aprendizado.

- O termo "classe" nessa escola se refere a um acordo entre o aprendiz e o instrutor. Pode ser qualquer coisa, como matemática, francês, física, soletração ou cerâmica. Quando uma ou várias crianças expressam o desejo de aprender algo, a formação da classe começa. No início, eles determinam por conta própria como irão aprender. Se conseguirem aprender por conta própria, não há necessidade de formar uma classe; apenas a aprendizagem ocorre. O problema surge quando as crianças percebem que não podem aprender sozinhas e, nesse momento, procuram alguém que possa ensiná-las o que desejam aprender. Ao encontrar um ajudante, eles fazem um acordo e a classe começa.

- Ao fazer o acordo, o instrutor promete quando encontrará os alunos. Isso pode ser em um horário fixo ou em horários flexíveis, dependendo das circunstâncias. Se o instrutor perceber que não pode mais ensinar algo, ele pode se retirar do acordo.

- Um jovem fez um acordo com um adulto na escola para aprender física. No entanto, depois de ler o livro didático, ele voltou com apenas uma pergunta após cinco meses e depois estudou sozinho. Esse jovem eventualmente se tornou um matemático.


- Um exemplo de uma criança aprendendo matemática: Uma criança despertou o interesse em aprender matemática e encontrou um professor na escola que poderia ensiná-la. Eles decidiram ter aulas duas vezes por semana, com duração de 30 minutos cada. Levou 24 semanas (6 meses) para concluir todo o currículo de matemática. O que normalmente seria aprendido em 6 anos em uma escola convencional foi aprendido em apenas meio ano.


コメントを投稿

0 コメント