○Ego [5]

   O ego sente inferioridade ao ver coisas maiores ou em maior quantidade do que a si mesmo. Por outro lado, sente superioridade ao ver coisas menores ou em menor quantidade do que a si mesmo.



  Ao compreender o ego e manter a mente calma, conseguimos enxergar melhor o ego dos outros.


  Quanto mais conhecemos nosso próprio ego, mais conseguimos entender as razões por trás das ações dos outros.


  Aqueles com um alto grau de apego ao ego se aproximam uns dos outros, assim como aqueles com um baixo grau de apego se aproximam. A interação entre pessoas que estão conscientes como indivíduos é mais agradável, e elas se reúnem como amigos. No entanto, quando o ego é forte, há mais conflitos, enquanto quando o ego é fraco, há menos conflitos.


  Quando o ego é forte, a pessoa se torna desonesta. Uma pessoa desonesta eventualmente revela sua verdadeira intenção por meio de suas ações, mesmo que use palavras bonitas. Há uma contradição entre o que ela diz e o que faz.


  O ego exagera até mesmo eventos comuns ao transmiti-los para os outros.


  O pensamento está sempre julgando a superioridade ou inferioridade, o certo ou errado das coisas. Essa tendência é menos pronunciada em crianças, mas se torna mais forte à medida que envelhecemos.


  O ego muda sua atitude de acordo com as pessoas com quem está lidando. Quanto mais forte o ego, maior a tendência de ver as relações humanas em termos de superioridade e inferioridade. Eles tentam agradar e aumentam o tom de voz com as pessoas superiores, enquanto adotam uma atitude arrogante e diminuem o tom de voz com as pessoas inferiores. Esses tipos de pessoas se sentem confortáveis umas com as outras, então elas acabam se reunindo. Quando esse tipo de pessoa se torna líder, pessoas semelhantes também se juntam a ela. E a cultura organizacional se torna assim.


  Quando uma pessoa com um ego forte se torna um chefe, ela trata seus subordinados de maneira intimidadora, e os subordinados não ousam expressar suas opiniões e obedecem obedientemente. Esses subordinados também tratam de maneira intimidadora seus subordinados inferiores, que não podem expressar suas opiniões aos seus superiores e os obedecem obedientemente. E assim continua. Como a felicidade e o sofrimento são dois lados da mesma moeda, o sadismo e o masoquismo também são duas faces da mesma moeda, características do ego.


コメントを投稿

0 コメント