À medida que o ego diminui, o desejo de vencer o outro ou o espírito competitivo diminui. Pensar que só faz sentido vencer ou que é necessário vencer é um apego e uma manifestação do ego. Isso também pode causar sofrimento.
Embora possa parecer uma competição, se não houver apego à vitória ou derrota, é apenas brincadeira, diversão e exercício moderado. Quando o apego à vitória e derrota começa a surgir, nasce o sofrimento e a sensação de superioridade através do ego.
Alcançar o ápice significa eventualmente enfrentar o sofrimento quando ele passa. Se houver apego.
Tornar-se desapegado todos os dias é outro tipo de apego. Relaxe e apenas esteja em um estado de mente vazia, sem se prender a formas.
Apegar-se à não apegar-se é contraproducente.
Mesmo quando a mente vazia se torna um hábito, pensamentos repentinos de medo e sofrimento podem ocorrer. No entanto, quando se torna um hábito, percebemos esses pensamentos imediatamente e passamos a observá-los enquanto desaparecem.
Quando algo novo surge no mundo, críticas surgem. Isso aconteceu com os telefones celulares, computadores e a internet. Por trás das críticas estão pensamentos de medo, insegurança, rejeição e apego ao passado.
Não há certo ou errado em perseguir coisas materiais, mas podemos perceber que, mesmo se obtivermos tudo, isso não nos trará felicidade em um sentido essencial.
Quando as pessoas enfrentam estresse, começam a refletir sobre si mesmas e sobre as causas. Isso pode levar a tentativas de corrigir suas falhas e se tornarem mais sábias. Embora queiramos evitar o sofrimento, enfrentá-lo de frente pode nos levar ao crescimento.
Sabendo que todos estão sofrendo de alguma forma enquanto tiverem um ego, começamos a desenvolver sentimentos de empatia e compaixão pelos outros. Isso pode ajudar a suprimir temporariamente as emoções de inveja e raiva.
Se nos casarmos mantendo nossos valores voltados para coisas externas, podemos sofrer mentalmente. Perdemos nosso tempo pessoal, dinheiro disponível, o comportamento do parceiro se torna estressante, sentimos a restrição de não poder deixar o emprego e ansiedade em relação ao futuro. Isso ocorre porque estamos buscando coisas externas a nós mesmos. No entanto, por outro lado, isso pode ser uma oportunidade para perceber o valor interior essencial.
0 コメント