As aldeias Prout no Japão frequentemente estão situadas em áreas montanhosas, o que torna necessário considerar a localização das casas e estradas levando em conta deslizamentos de terra. Deslizamentos de terra, desmoronamentos de rochas e avalanches de solo também são conhecidos como colapsos de encostas. Esses eventos são mais propensos a ocorrer devido a fortes chuvas e terremotos. Portanto, nas áreas vulneráveis a colapsos de encostas, como os sopés das montanhas, campos são cultivados, e as estradas e residências são construídas afastadas das encostas para reduzir os riscos.
As áreas propensas a deslizamentos de terra durante fortes chuvas incluem aquelas com inclinação superior a 30 graus, encostas com uma súbita e acentuada mudança de inclinação a uma altura de mais de 5 metros, encostas em formato de vale (côncavas) e encostas com amplas áreas de declive suave acima. Essas últimas duas condições topográficas facilitam a acumulação de grandes volumes de água.
Embora seja difícil prever quando e onde ocorrerão os deslizamentos de terra, caso ocorram, a distância entre a borda da encosta e a ponta do material deslizado geralmente se mantém dentro da mesma distância da altura da encosta. No entanto, se houver inclinação no terreno, o material deslizado pode se espalhar mais longe. A expansão lateral do material deslizado é relativamente limitada.
0 コメント