Todos os eventos e experiências da vida estão levando de volta à consciência fundamental.
Não é necessário realizar austeridades ou jejuns para se dedicar à mente vazia.
Ser consciente não significa ser perfeito.
Como não há pensamento quando se está consciente, não há preocupação se somos perfeitos ou imperfeitos.
O objetivo não é parar o pensamento. Mesmo que os pensamentos surjam, eles desaparecem quando são observados objetivamente. Não se deixe levar pelos pensamentos de forma inconsciente.
Não se preocupe se os pensamentos não param. Esforçar-se para pará-los é um apego e causa sofrimento. Quando os pensamentos surgirem, apenas perceba e entre em um estado de mente vazia.
Mesmo ao se dedicar a ser consciente, pode haver momentos em que você sinta raiva ou medo. No entanto, perceba imediatamente que esses pensamentos e emoções são passageiros e não fique preso a eles. Observe-os calmamente até que desapareçam.
Os seres humanos buscam a felicidade, mas existem dois tipos de felicidade no nível das palavras. Um é a emoção efêmera de alegria e diversão momentâneas. O outro é a tranquilidade de não ter pensamentos perturbadores. Quando buscamos a felicidade fora do corpo, como em posses materiais ou fama, a alegria de adquirir algo é temporária e passageira. Quando nos conscientizamos da consciência interna, alcançamos a felicidade da tranquilidade.
Estar em um estado de mente vazia não significa experimentar o estado mais elevado de felicidade. É um estado de tranquilidade e normalidade, sem apegos ou distrações.
Quando conseguimos algo que consideramos o melhor para nós mesmos, somos envolvidos por uma grande alegria. Quando perdemos isso, a decepção também é grande. A alegria temporária e o sofrimento estão interligados.
Vamos supor que alguém tenha consciência do fato de estar consciente e esteja praticando isso. Mesmo assim, se essa pessoa sentir apego a algo na vida cotidiana, ela pode perceber que é o momento em que os condicionamentos baseados em memórias estão se manifestando. Ao perceber isso, a pessoa deixa de ser influenciada por esses condicionamentos.
O ego também se apega a conquistas e números, como realizações acadêmicas ou profissionais.
0 コメント