○Consciência [4]

   Nesse sentido, não há bem ou mal, ganho ou perda nas ocorrências da vida. Elas são neutras. Se aprendermos com esses eventos, avançamos para a próxima etapa, se não aprendermos, repetimos eventos semelhantes.


  À medida que a profundidade da percepção aumenta, o tempo de mente vazia aumenta, e a consciência aumenta. Dependendo da profundidade da percepção, as coisas que acontecem na vida e os julgamentos naquele momento mudam. À medida que a profundidade da percepção aumenta, nos afastamos dos desejos e da raiva. Todos os eventos que ocorrem na vida são experiências para aprofundar a percepção.


  Quando a mente vazia se torna um hábito, é mais fácil perceber pensamentos espontâneos e naturalmente voltar à mente vazia.



  Na maratona, algumas pessoas querem chegar rápido à linha de chegada, enquanto outras têm como objetivo simplesmente terminar a corrida. Todos eles, no final, alcançam a mesma linha de chegada. O mesmo acontece com os seres humanos, todos eles eventualmente chegam à mesma consciência fundamental. Não importa o quão devagar alguém corra.


  O ego teme perder a si mesmo ou ser ferido. Por isso, teme a morte. Quando estamos conscientes, não há pensamentos de medo da morte, nem mesmo o conceito de morte. Além disso, não há bom nem ruim em morrer cedo demais, nem a ideia de que viver muito é bom. O ego se apega à vida e à morte. Quando estamos na mente vazia, não há conceito de nascimento nem de morte. Em outras palavras, a consciência não tem nascimento nem morte. A consciência está sempre presente, é a forma fundamental do ser humano.


  Os seres humanos, em essência, são consciência, então não se trata de se tornar consciente novamente ou de adquirir algo. É apenas uma questão de não saber sobre aquilo que sempre esteve lá, é a ignorância. Em vez disso, o pensamento do ego se destaca e os seres humanos acreditam nesse pensamento como "eu".


  À medida que envelhecemos, mesmo que inicialmente sejamos grosseiros e violentos, podemos nos tornar mais suaves e calmos. Quando consideramos isso, percebemos que os seres humanos, como um todo, estão evoluindo do mal para o bem, da agitação para a tranquilidade, da grosseria para o refinamento. Isso ocorre quando todos reconhecem o ego e não são mais dominados pelo pensamento, chegando a um estado de consciência. Em outras palavras, é uma mudança da identificação com o ego para a consciência. Essa é a diferença entre isso acontecer nesta vida ou em vidas futuras.


コメントを投稿

0 コメント