Os indivíduos que alcançam resultados no mundo competitivo, como líderes organizacionais, empresários e atletas, possuem elementos comuns: habilidades de "antecipação" e "impulso". Por exemplo, há empresários que antecipam que um determinado produto se tornará predominante no futuro. Em seguida, são necessárias habilidades de ação e impulso para desenvolver e concretizar o produto, bem como reunir os recursos humanos necessários. Da mesma forma, atletas em esportes como boxe estão constantemente movendo seus corpos, lançando jabs e negociando táticas. Eles antecipam os movimentos seguintes. Eles aplicam pressão (impulso) e buscam desferir um golpe poderoso no abdômen ou no queixo. Jogadores de futebol que driblam habilmente também são elogiados por sua habilidade de driblar, mas antes de fazê-lo, assim como no boxe, eles balançam seus corpos e usam fintas para negociar e encontrar uma abertura para driblar. Ou seja, eles antecipam antes de impulsionar. Da mesma forma, os jogadores defensivos antecipam quando o oponente está driblando e vão ao seu encontro. Aqueles que têm velocidade, mas perdem na antecipação, são driblados. Aqueles que ganham na antecipação, mesmo sendo mais lentos, roubam a bola. Esse princípio é aplicável a outros esportes também. Os treinadores esportivos antecipam informações sobre os adversários na liga em que estão competindo, bem como o conteúdo dos treinamentos e seus efeitos. Eles incorporam essas informações nos treinamentos e fazem com que os jogadores as executem. Em outras palavras, eles antecipam e promovem a ação (execução).
A maioria dos indivíduos e organizações que alcançam resultados são bons em antecipar e têm impulso (habilidade de execução). A habilidade de antecipação é vantajosa para pessoas com uma mente ágil, o que lhes permite ter margem para manobras, intuição aguçada, ideias inspiradoras, sucesso em competições e domínio em jogos. Por outro lado, aqueles que não têm margem para manobras se sentem perdidos e ansiosos, não conseguem agir com intuição e não conseguem enxergar uma maneira de superar as dificuldades. Para melhorar a habilidade de antecipação, é necessário adquirir experiência de sucesso e conhecimento. Outra maneira é sobrecarregar o cérebro com cargas maiores do que o normal por meio de treinamento. Alguns exemplos de sobrecarregar o cérebro incluem:
・Ler uma quantidade enorme de livros em um curto período de tempo. Isso aumentará a capacidade de processamento do cérebro e tornará o pensamento mais rápido.
・Continuar pensando incessantemente. O segredo para a perseverança a longo prazo é se dedicar a algo que se goste.
・Nos esportes de bola, quando um jogador ofensivo está com a bola, pelo menos dois jogadores da defesa vão atrás dele. Em uma partida normal, apenas um jogador faz a marcação contra o jogador ofensivo, portanto, é necessário ter a velocidade de raciocínio e a velocidade de decisão de pelo menos dois jogadores para antecipar adequadamente, e isso aumenta a velocidade de antecipação.
・Realizar duas ou mais ações simultaneamente para aumentar a capacidade de processamento do cérebro. Por exemplo, praticar malabarismo enquanto corre, fazer perguntas em um quiz e realizar outra tarefa com os pés.
・No futebol, por exemplo, estabelecer uma regra de toque único em um jogo de equipe mista (vermelho contra branco). Se você não antecipar o próximo desenvolvimento, não poderá fazer um passe, portanto, a antecipação se torna um hábito. Além disso, dividir os jogadores em dois times usando quatro ou mais cores diferentes, proibindo passes para jogadores da mesma cor, proibindo passes de retorno e até mesmo mudando repentinamente o time azul e vermelho para azul e verde durante o jogo. Em todos esses casos, há uma carga relacionada à velocidade de compreensão da situação e tomada de decisão.
0 コメント